--> TECS Consultoria
phone

(11) 5535-0107 / 5535-0047 / 99134 0653

email

teresa.salles@tecsconsultoria.com.br

ATUALIZANDO PARA SOBREVIVER

No passado, podíamos passar a vida inteira fazendo a mesma coisa e pensando da mesma forma. Hoje isso não é mais assim.

Não é novidade para ninguém o quão rápido o tempo está passando, nem a velocidade da evolução tecnológica. Ouvimos e sentimos isso na pele a todo momento. Temos a oportunidade de saber o que se passa no mundo inteiro simultaneamente. Antigamente, por exemplo, pensávamos: “Será que vou pegar trânsito hoje? “E saía na sorte. Hoje podemos saber como está o caminho antes de ir para a rua. Ou ainda você compra um celular hoje e daqui a duas semanas já há outro mais moderno.

Mas e as pessoas? Pelo menos aquelas que trabalham conosco? Será que conseguem acompanhar esse movimento atual? Como podemos ajuda-las? Afinal, qualquer um poderá contribuir muito mais se estiver antenado ao que acontece no mundo, no que se refere ao seu mercado ou sua área de atuação, não é verdade? É claro que não é necessário que todos saibam de tudo. Mas há assuntos fundamentais para certas atividades. Saber sobre as inovações deste mercado pode trazer ideias e melhorias no trabalho, no dia a dia, na produtividade e até na lucratividade.

Será que, alguma vez, paramos para perguntar em que precisamos nos atualizar? Será que as mudanças na área em que atuamos são tão rápidas? Como fazer com nossos colaboradores acompanhem esse movimento, fiquem por dentro do que acontece e atualizados quanto ao que é novo?

Será que, alguma vez, paramos para perguntar em que precisamos nos atualizar?

Comece pensando quais assuntos são importantes para você e seu negócio (seja você o dono ou o gestor). Você tem duas alternativas: fazer pesquisas sobre os temas em jornais, revistas e na internet ou eleger alguém para isso. Como? Verifique quem são os mais “curiosos” de sua equipe. Sempre há os que falam: ”Você viu isso ou aquilo?”. Pois bem, se você não gosta de fazer esse papel, solicite que esses curiosos façam. Deixe que eles pesquisem na internet, leiam revistas e façam um apanhado de notícias para serem repassadas aos outros.

Depois é só comunicar. A depender do assunto, você pode reunir o pessoal, fazer um rápido treinamento ou ainda afixar um aviso no mural. O importante é não deixar o assunto passar. A turma da área de tecnologia já se acostumou a isso. É mais um hábito que precisamos mudar ou aprender. No passado, podíamos passar a vida inteira fazendo a mesma coisa e pensando da mesma forma. Hoje isso não é mais assim. Ou nos atualizamos, ou morremos!

Outubro/novembro 2009