phone

(11) 5535-0107 / 5535-0047 / 99134 0653

email

teresa.salles@tecsconsultoria.com.br

"SUA" MARCA

Estamos sempre preocupados com as marcas que consumimos. Qualidade, representatividade, e o nosso próprio gosto, são atributos importantes na hora que escolhemos a marca de nossa roupa, sabão em pó ou sorvete preferido. Mas e se nos olharmos como um produto? Qual é a nossa marca?

Se você for perguntado sobre o diferencial de sua empresa, é muito possível que você responda sem pestanejar. Mas e se perguntarem sobre a pessoa que você é? Ou ainda, se perguntarem sobre o diferencial que você traz como profissional? Você já parou para pensar?

Vamos então, juntos, fazer uma pequena reflexão.

No dicionário “marca” é “a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato.” Se olharmos num conceito mais abrangente, “marketeiramente” falando, podemos dizer que uma empresa através de sua marca, comunica uma "promessa" de um produto ou serviço, comunica seu diferencial frente aos concorrentes, o que o faz especial e único.

Então... Qual é o seu diferencial? E daqueles que trabalham com você?

Será que cada um na sua empresa tem deixado a sua marca?

Você pode perguntar, “mas como vou saber esse meu diferencial?"

Relativamente simples: comece refletindo sobre feedbacks que você já recebeu até agora com relação à sua atuação, pessoal ou profissional. Coisas do tipo: “Nossa você foi perfeito no prazo de entrega desse produto ou desse serviço”. Ou então, “você foi bastante detalhista neste projeto”. Ou ainda, “Sempre que você chega traz alegria para o ambiente”. Faça uma lista desses feedbacks. Mas cuidado! Neste momento não faça filtros e seja generoso com você.

Em seguida, verifique quais as características que se repetem. Você ainda pode fazer uma pequena enquete com aqueles que estão mais próximos (e que vão falar a verdade), perguntando a eles sobre sua lista. “Você acha que sou detalhista?”, “Você acha que sou sempre pontual?”, “Você acha que trago alegria quando chego?”

Registre as respostas. Consolide tudo e veja onde está a maior incidência. A sua marca vai aparecer, naturalmente. Daí você terá duas opções: ficar feliz com ela e reforçá-la em todo trabalho que apresentar ou mesmo em seus relacionamentos, ou achar que não era bem o que você queria, buscar uma segunda alternativa e aí sim torná-la mais forte (fazer um pouco de propaganda dela, utilizando-a de forma mais efetiva), para que se torne efetivamente a sua marca.

Se você tem equipe, faça esse exercício com eles também.

Qual a vantagem? A auto percepção, o auto conhecimento, trazem consigo maior eficácia e produtividade tanto na vida pessoal quanto profissional. Então... identifique sua marca, reforce-a e sempre será lembrado por ela.