phone

(11) 5535-0107 / 5535-0047 / 99134 0653

email

teresa.salles@tecsconsultoria.com.br

A DIVERSIDADE NAS EQUIPES

Desde pequenos, nós seres humanos achamos estranho tudo aquilo o que não estamos acostumados.

Hoje em dia a palavra diversidade está na moda. No dicionário seu significado é qualidade de diverso, variedade e multiplicidade. Já dentro das empresas a diversidade foi ampliada e é utilizada em processos de responsabilidade social e mesmo como instrumento de marketing. Para recursos humanos, a diversidade precisa ser encarada também na formação das equipes. As empresas precisam tornar-se cada vez mais acessível tanto do ponto de vista externo como interno.

Em outras palavras, tanto para acesso de qualquer tipo de cliente, quanto para o trabalho de colaboradores. É fato que preparar a empresa para dar acesso a todos os tipos de clientes pode ser mais dispendioso, mas é mais fácil do ponto de vista técnico. Já quando falamos de colaboradores, a maior dificuldade está na convivência. Desde pequenos, nós seres humanos achamos estranho tudo aquilo com o que não estamos acostumados. Em todos os aspectos, seja com relação a um determinado alimento que nunca comemos, porque nunca foi oferecido, até lidar com uma pessoa com deficiência visual, por exemplo. Quando crescemos, somos colocados à prova a todo momento para conviver com essas diferenças – raciais, religiosas, culturais e de limitações.

Somos solicitados a exercitar uma competência não natural da maioria de nós: a de efetivamente valorizar o que o outro tem de bom no lugar de enxergar apenas aquilo que o limita. Precisamos entender que todos nós somos diferentes. No decorrer de nossa jornada, somos convidados a conviver com coisas, pessoas, situações e experiências completamente novas e a depender de nosso estilo, jeito e personalidade, isso pode ser mais ou menos fácil.

Às vezes, esquecemos que uma pessoa não enxerga pode desenvolver outras habilidades, com os seus demais sentidos; que uma pessoa que não pode andar, tem inteligência tanto quanto uma pessoa que anda. Na verdade, isso acontece, porque não estamos acostumados a essas diferenças. O mundo está hoje constantemente despertando para novas possibilidades. As tentativas nem sempre são as melhores, mas já são tentativas. E você em sua empresa? Já começou a pensar nisso? Quantos empregos você poderia oferecer considerando a diversidade? Ouvimos tanto falar sobre equipes multidisciplinares. E porque não incluir as questões raciais, culturais e de limitação em nossas equipes?

Abril/maio 2010