--> TECS Consultoria
phone

(11) 5535-0107 / 5535-0047 / 99134 0653

email

teresa.salles@tecsconsultoria.com.br

O DESAFIO DE TRABALHAR EM EQUIPE

Trabalhar em equipe não é fácil. Exige maturidade e treino. Apesar de parecer simples para muitas pessoas, fazer parte de um time requer o somatório de várias habilidades. Caso contrário, você terá em seu estabelecimento apenas um grupo e não um time de verdade.

Isso mesmo! É preciso saber diferenciar um do outro, é preciso ter uma boa liderança e um objetivo comum claro a todos. Um grupo pode ter os mesmos interesses, mas não significa que queira chegar ao mesmo lugar. Já para se ter uma equipe, é necessário um único ideal e alguém que coordene e oriente, determine o papel de cada participante, para que o resultado seja totalmente produtivo.

Lembro de uma história sobre um fazendeiro que se gabava pelos quatro cantos de ter uma ótima equipe. Quando perguntavam para o tal time o que eles faziam, os trabalhadores respondiam: “plantamos sementes”.

A atividade era simples, sem processos complicados. Um abria buracos, o segundo colocava sementes e o terceiro fechava. Certo dia, o segundo faltou e os demais continuaram trabalhando. Eles abriam buracos e fechavam sem parar. O interessante é que a semente não estava lá. O fazendeiro, desesperado, perguntou: “mas o que vocês estão fazendo?” E os dois responderam em coro, como sempre: “ plantando sementes”. Para ter uma equipe, é necessário um único ideal e alguém que coordene para que o somatório seja produtivo. Pois é. Muitas vezes as pessoas não conhecem o porquê do que fazem e o impacto gerado pelo seu trabalho. É aí que entra o papel do líder de verdade.

Ele precisa compartilhar objetivos, escutar os outros, abrir mão de suas próprias opiniões, concordar com opiniões melhores, mesmo que não sejam as dele, tirar o máximo de proveito da equipe, reconhecer falhas e desenvolver habilidades individuais e coletivas. Você achou que era fácil?

Por isso falamos da necessidade de ser maduro. Maturidade prevê o equilíbrio entre coragem e consideração. Coragem na medida em que tenho de levar em conta a minha opinião e minha vontade.

Consideração, pois tenho de respeitar e levar em conta o outro, justamente equilibrando as duas pontas. Olhar pra mim e para o outro na mesma medida. Entendeu por que é preciso muito treino?

Agosto/setembro 2008