--> TECS Consultoria
phone

(11) 5535-0107 / 5535-0047 / 99134 0653

email

teresa.salles@tecsconsultoria.com.br

COMO TOMAR DECISÕES COM SABEDORIA

Cinco verbos podem fazer toda a diferença se transformados em um hábito

Os negócios, nossa família, a vida em geral sempre trazem surpresas.

Temos que estar, como dizem os escoteiros, sempre alertas, preparados para situações que não avisam quando vão chegar. E tomar decisões que não avisam quando vão chegar. E tomar decisões em momentos de crise pode nos colocar em “choque” com tudo aquilo que acreditamos.

Uma das situações de crise conhecida mundialmente foi o atentado ao World Trade Center, nos Estados Unidos. Um fato completamente inusitado, inesperado e desesperador, em que a tomada de decisão era fundamental para que o caos não fosse maior. É lógico que não queremos que nada tão grave aconteça, mas é possível que nos deparemos com situações inéditas e tenhamos que, de alguma forma, estar preparados. E nessas horas, o que fazer?

Na época do atentado, o prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani, foi bastante elogiado por sua atuação. Depois de um tempo perguntaram como ele tinha feito aquela façanha. Giuliani explicou que não era mágica, mas a forma como ele vivia sua vida, sempre atento a cinco verbos: ler, escutar, debater, escrever e pensar, não só no momento da decisão, mas todos os dias. Então vamos entender o exercício:
Ler: cada vez que ouvimos algo novo, que não conhecemos, que tenha a ver com nosso trabalho, com o mercado que atuamos, devemos correr atrás e ler a respeito.
Escutar: depois de ler, é preciso sair por aí perguntando a opinião dos outros. Quem já ouviu falar? O que as pessoas pensam a respeito do assunto?

Debater: como estamos em pesquisa, debater agrega muito. Deixe os outros colocarem suas opiniões, concordando ou não com eles.

Escrever: já diziam os antigos que escrever a respeito das coisas nos faz compreendê-las melhor. Pensar: refletir sobre as coisas, sobre a vida, sobre o que lemos, escutamos, debatemos e escrevemos. A experiência do prefeito Giuliani diz que essa forma de encarar a vida permite que, na medida em que as situações aparecem, o conhecimento adquirido faz grande diferença em nossas decisões. Parece simples. São apenas cinco verbos, mas que precisam ser utilizados com frequência, insistentemente, até que se tornem hábito.

Com isso poderemos enfrentar os desafios com estrutura, coragem e determinação. Expor-nos aos desafios que possam surgir e buscar, com sabedoria, as soluções apropriadas para cada situação. Desejo sucesso a todos nessa empreitada.

Agosto/setembro 2010