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AVALIANDO SEU COLABORADOR...

As pessoas falam muito de “FEEDBACK”, mas afinal, o que é isso?

A tradução dessa palavra é “RETORNO”, ou seja, dizer ao outro o que você pensa a respeito de um assunto específico. Por exemplo: sobre o desempenho de um funcionário.

Para dar um “feedback” é necessário antes ter realizado uma avaliação.

É muito fácil “falar sobre” nossos colaboradores. Seja de forma positiva ou para fazer uma reclamação, é mais fácil e mais utilizada a prática do “falar sobre” ao invés de “falar para”.

Os motivos são os mais diversos... Vergonha, insegurança, falta de jeito, são os mais comuns. Mesmo quando a notícia é boa, tem muita gente que não sabe como dar a notícia. E não sabe simplesmente porque nunca fez, ou porque teve alguma experiência difícil quando tentou fazer... Depois que se descobre o efeito que tem uma feedback positivo, uma valorização, um reconhecimento, nunca mais se deixa de fazê-lo. Ou ainda quando um feedback é bem feito, traz resultados de desenvolvimento brilhantes.

Para realizar esta tarefa, é preciso observação e maturidade. O primeiro porque a avaliação de um colaborador deve sempre ser feita com base em fatos observados e não em “achismos”. Por exemplo, se você disser a um funcionário: “Você anda muito relaxado”. É uma frase abrangente demais e você está apenas acusando a pessoa. Uma frase assim não leva a nada, só cria distanciamento da equipe e dificuldade de relacionamento. Por outro lado, você precisa Maturidade e esta está no equilíbrio entre Coragem e Consideração. Coragem porque você precisa estar seguro de si para dar o feedback e consideração porque precisa prestar atenção no outro, cuidando para que ele receba bem o que você tem a dizer.

Portanto, ao invés de falar “Você anda muito relaxado”, você poderia dizer: “Eu tenho percebido que você tem demorado mais tempo para realizar sua tarefa. Ontem mesmo, você gastou pelo menos 15 minutos a mais do que está habituado. Está acontecendo alguma coisa?”

Difícil? Não, mas é trabalhoso e requer muito treino. Não será da primeira vez que você fará com precisão, mas se tiver consideração não é acusar o outro, se mostrar o seu ponto de vista através dos fatos observados, consciente do que está falando, tenha certeza de que está no caminho certo.

Fevereiro/março 2009