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QUAL É O CLIMA DE SUA EMPRESA?

A qualidade de vida dos seus funcionários custa menos do que você imagina

Muitas pessoas pensam que um programa de qualidade de vida dentro da empresa custa muito caro. É claro que pode custar, mas tem uma série de coisas simples que podem deixar o dia a dia do trabalho mais agradável. Em outras palavras, uma parte dessa tão falada qualidade de vida passa por uma coisa bastante simples, chamada ambiente, ou ainda, numa terminologia mais empresarial, “clima organizacional”.

Chama a atenção quando ouvimos coisas do tipo: “Adoro o que eu faço, mas não aguento o ambiente da minha empresa”. O que vai acontecer com a produtividade dessa pessoa? Escorrer pelo primeiro ralo que encontrar. Quem trabalha num ambiente favorável o faz mais feliz. E, se está mais alegre, obviamente produz muito mais. Quando um ambiente de trabalho é muito bom, as pessoas são justas, as atitudes são positivas, há confiança, entusiasmo, bom humor, engajamento, participação, motivação, comprometimento, os erros acabam sendo menos frequentes.

Consequentemente, os conflitos quase não existem. Logo, o turnover, ou a rotatividade de pessoas, também é baixo.

Mas como avaliar o clima? Isso implica em uma série de aspectos. Vamos a eles: 1 – Infraestrutura: As pessoas têm condições adequadas de trabalho? Os equipamentos estão em perfeito funcionamento? As instalações estão em ordem? Ou será que tem uma goteira em cima da mesa do colaborador? É comum essas pequenas coisas irem se somando até que o “copo transborda” e o colaborador pede demissão.

2 – Políticas e processos: A pergunta que se pode fazer aqui é: “Será que as pessoas entendem o funcionamento da empresa?”.

Quando todos sabem as políticas predeterminadas da empresa, não há o julgamento de se alguma atitude foi justa ou não, simplesmente foi cumprido o regulamento.

3 – Colaboradores: Qual o sentimento do colaborador com relação à empresa, sua cultura e seus valores? Ele se orgulha de trabalhar nesse negócio? Ele está satisfeito com as políticas, com os benefícios, com o salário?

4 – Gestores: Será que há confiança? Respeito? Os gestores estão sabendo orientar os colaboradores?

5 – Relacionamento: Como os departamentos se relacionam? Como as pessoas se relacionam? Temos, nesta lista, alguns aspectos tangíveis (1 e 2) que são mais fáceis de serem tratados e que os demais são intangíveis e, portanto, mais complexos de serem tratados.

O ponto é: se você começar a ter um alto turnover, absenteísmo, greves, desperdícios de materiais, queixas no serviço médico, conflitos interpessoais e até pichações nos banheiros, significa que as coisas não estão bem, É hora então de parar e fazer uma breve pesquisa (anônima) para avaliar quais os pontos que estão incomodando. Os chefes? A falta de comunicação de políticas? A goteira? E aí pode tomar ações corretivas. Então, você está pronto para mais esse desafio?

Dezembro-11/janeiro-2012